domingo, 24 de abril de 2011

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS –ZOOTECNIA III

Nesse primeiro bimestre de 2011 os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária iniciaram a disciplina de Zootecnia III, com o docente Francisco Batista, com a parte de Caprinovinocultura que é a criação racional de caprinos e ovinos.
Foi abordada a importância da Caprinovinocultura para o semi-árido nordestino bem como para as unidades produtivas de base familiar, destacamos o cenário nacional e internacional da Caprinovinocultura, trabalhamos os conteúdos relacionados ao efetivo caprino e ovino no Brasil e no mundo, mercado nacional, instalações, raças, manejo: sanitário, reprodutivo, produtivo e alimentar.
Para reforçar o desenvolvimento cognitivo dos discentes programamos três visitas técnicas a propriedades da região para realizarmos as praticas referentes ao manejo geral da criação de caprinos e ovinos.
Com base no estudado realizamos duas das três visitas que haviam sido programadas, nestas visitas realizamos as praticas de diagnósticos das instalações onde verificamos as condições sanitárias, as estrutura física bem como a funcionalidade das mesmas. Ressaltamos a importância de se ter instalações funcionais e com boas condições de higiene, pois tais aspectos conferem maior conforto e bem estar ao animal.
Em seguida passamos ao estudo da determinação da idade desses pequenos ruminantes através da observação da arcada dentaria visto que, tanto em caprinos quanto em ovinos a uma cronologia bem definida quanto ao nascimento e substituição da dentição de leite pela definitiva, tal identificação se dar pela observação dos dentes incisivos inferiores que é composta por oito dentes, a saber: 2 pinças, 2 primeiros médios, 2 segundos médios e dois cantos. Num segundo momento vimos os processo e a forma correta de efetuar a castração de borregos, vimos na teoria os principais métodos utilizados na castração como o cirúrgico, a borracha e burdizzo, efetuamos a castração pelo método do burdizzo e da borracha, onde os alunos tiveram a oportunidade de realizar a prática e reforçando o ensinado na teoria. Outra atividade realizada na primeira visita foi a identificação correta da hérnia, um alteração provocada pelo enfraquecimento das estruturas musculares da região ventral dos caprinos e ovinos que provoca o rompimento das mesmas ocasionando abscessos que muitas vezes são confundidos com a doença causada pela bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis mais popularmente conhecida por linfadenite caseosa realizamos tanto a identificação da hérnia como a incisão e retirada dos abscessos provocados pela linfadenite.
Na segunda atividade realizada aos 21 dias do mês de março procedemos a pratica da escolha de matrizes e reprodutores, observando os aspectos de um bom macho para reprodução e de uma boa fêmea, fizemos o exame físico andrológico geral e genital externo das matrizes e reprodutores, fizemos também o teste do reprodutor em ação para com o intuito de observar a libido e a ereção. Outra pratica muito importante realizada na segunda visita foi a identificação da condição corporal (CC) que nos permite avaliar através do estado nutricional se a matriz ou o reprodutor está apto a fazer parte de um programa de reprodução.
Ainda relacionado ao manejo produtivo e reprodutivo os alunos realizaram a atividade pratica de identificação da gestação pela palpação abdominal, pratica esta que só nos permite uma margem segura a partir do centésimo dia de gestação.
As atividades praticas são uma ferramenta importantíssima no desenvolvimento dos estudantes haja vista que, a prática proporciona a fixação do apreendido na teoria consolidado desta maneira a aprendizagem do aluno e dando a oportunidade de convivência com o mundo do trabalho que será exercido por eles em um futuro bem próximo.

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