segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estudantes e professores dos cursos técnicos em agropecuária e agroecologia do colégio estadual José Ribeiro de Araújo (Canarana) participam da I eta

Cerca de 50 estudantes dos cursos técnicos em agropecuária e agroecologia do colégio estadual José Ribeiro de Araújo (Canarana) participaram do I Módulo do curso de formação de Educadores Ambientais do Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (PEAS) do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ). Realizado no parque da cidade de Lapão , entre 30 de março e 3 de abril, o curso teve como objetivo capacitar o público para intervenção na região beneficiada pelo Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos - Proágua Nacional - que está realizando obras de abastecimento hídrico em três municípios da região deIrecês: Lapão, Canarana e Cafarnaum.
Um dos objetivos do programa é discutir as políticas públicas e a gestão de recursos hídricos e saneamento. É importante que terminemos o curso com a percepção de que o sistema de abastecimento de água, combinado à educação ambiental, deverá ser revertido em qualidade de vida.
Os alicerces da formação se apóiam na conscientização das questões ambientais, com foco nas comunidades e nas obras do Proágua Nacional. O fortalecimento da participação e controle social; a formação e capacitação de gestores; divulgação e disseminação de informação; e a valorização e afirmação da cultura local são outros eixos conceituais do Programa.

Atividades da Oficina
O evento contou com plenárias e dinâmicas de grupo para despertar e reiterar nos participantes a importância do papel do educador ambiental.Divididos em grupos, eles também expuseram quadros que indicavam as principais demandas socioambientais percebidas nas localidades beneficiadas e fizeram reflexões e contextualização da realidade de cada região através de 3 eixos de discussão: história do território; cadeias socioprodutivas e políticas publicas no território.

O professor do colégio José Ribeiro , e dos cursos técnicos, o agrônomo João Neto realizou atividades no terceiro dia do evento explanando sobre as cadeias socioprodutivas do território.
No último dia do evento , os participaram iniciaram a construção de uma agenda para produzir um plano de trabalho para os próximos meses, o primeiro passo foi a oficina de projetos realizada pelo professor articulador dos cursos técnicos , Carlos Ney Nascimento de Oliveira.
Na segunda etapa da formação os participantes irão apresentar os resultados dos diagnósticos realizados em suas comunidades e continuarão a elaboração do projeto de intervenção com educação ambiental.
Na fase de execução das atividades discutidas, os educadores ambientais s irão atuar intermediando conflitos ambientais e realizando esforços para a conscientização sobre o uso da água nos municípios enfocados, visando à melhoria da qualidade de vida das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário