sexta-feira, 16 de julho de 2010

Reflexão pedagógica para mudar a realidade do semiárido

Reflexão pedagógica para mudar a realidade do semiárido
Trocas de experiências promovidas nos seminários incentivam novas experiências

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Provocar reflexão e incentivar os professores na busca por métodos e conteúdos direcionados à realidade do semiárido. Esse é um dos objetivos da Secretaria de Educação do Município de Oliveira dos Brejinhos, cuja perspectiva é promover na localidade encontros de formação pedagógica inspirados nos seminários de formação de professores do Projeto Cisterna nas Escolas.

Para a coordenadora pedagógica do município, Célia Maria Guedes, há a necessidade de incluir todos os educadores, mesmo os que não trabalham em escolas beneficiadas. “Os professores estão muito presos ao conteúdo dos livros didáticos, enquanto os professores que participam do Projeto Cisternas nas Escolas, graças aos seminários, já procuram passar o conteúdo de forma mais conectada à realidade dos alunos”, disse.

No III Seminário os professores tiveram contato com metodologias utilizadas pelo IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), bem como a elaboração de projetos baseada em conceitos desenvolvidos localmente. Célia Maria afirma que o seminário foi positivo, pois trouxe elementos que podem modificar o quadro de apatia que atinge grande parte dos professores. ”Existe uma deficiência dos professores em elaborar os projetos pedagógicos diferenciados para os alunos”.

Os temas relacionados à convivência com o semiárido têm ainda pouca inserção nos conteúdos didáticos, que chegam já formatados aos municípios. O Projeto Cisternas nas Escolas, em conjunto com diversos parceiros, busca chamar a atenção para que a educação no semiárido seja adequada às suas questões.


Fonte: ASCOM CAA

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