terça-feira, 7 de junho de 2011

O Professor,Francisco Batista, dos cursos técnicos do colégio estadual José Ribeiro realiza estudo acadêmico sobre “A prática agroeológica como fundam

Com o TCC-Trabalho de Conclusão de Curso, para finalização da licenciatura em biologia, intitulado A PRÁTICA AGROEOLÓGICA COMO FUNDAMENTO E FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, o professor Francisco batista Lima, que também é técnico em agropecuária, demonstra a prática da Agroecologia como ferramenta e fundamento de construção do conhecimento acerca das questões agrícolas e ambientais, buscando a interação entre homem e meio através de práticas agrícolas limpas e sustentáveis no tempo e no espaço promovendo a sustentabilidade local e do nosso planeta.
No trabalho ele discute a necessidade de articulação entre conhecimento científico e senso comum enquanto elemento fundamental à construção de conhecimentos, proporcionando uma aprendizagem construída através da relação entre a teoria, a prática e o cotidiano de estudantes dos cursos Técnicos em Agroecologia e Agropecuária do Colégio Estadual José Ribeiro de Araujo em Canarana no Estado da Bahia. Traz a Agroecologia como ferramenta e fundamentação para um educação ambiental pautada nos processos sociais, econômicos, humanos e culturais de cada ator envolvido, promovendo uma educação holística com uma visão ampla sobre educação e meio ambiente
Relata a importância das atividades práticas na fazenda Lagoa Funda,localizada no Povoado de Lagoa Funda, no município de Barro Alto. Fruto de mais de vinte anos de trabalho a fazenda Lagoa Funda firmou e mantêm parcerias com sindicatos rurais, ONGs e escolas. Dentre estas parcerias, há a parceria entre a fazenda Lagoa Funda e o Colégio Estadual José Ribeiro de Canarana, do qual faço parte do corpo docente lecionando para os cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Agroecologia, ensinando a jovens e adultos as disciplinas de Zootecnia e Desenvolvimento Sustentável, deste modo, temos a oportunidade de aliar a teoria à prática com aulas vivas, onde os estudantes aprendem a desenvolver técnicas e métodos que são utilizados para auxiliar a produção agrícola e pecuária da propriedade. Os estudantes têm no espaço da propriedade uma escola ao ar livre, onde estudam as relações existentes entre culturas e ervas daninhas, pragas e inimigos naturais, animais silvestres e domésticos, seus parasitos e as relações que existem entre todos eles.
As aulas ocorrem quinzenalmente, na oportunidade os estudantes que são sempre em grupos de quinze e os mesmos em cada grupo, fazem atividades práticas e teóricas na propriedade. Há uma relação de atividade pré-determinadas que os estudantes cumprem a cada visita, além de outras que surgirem, logo após cada visita os estudantes fazem uma avaliação da visita e traçam as metas para a próxima, a cada encontro é pedido uma relatório das atividades desenvolvidas e feito um diagnóstico participativo envolvendo professor e estudantes com o objetivo de encontrar alternativas para a melhoria das aulas e das atividade desempenhadas no espaço da propriedade.
Atualmente a Escola conta com cinco turmas do curso de Agroecologia e quatro turmas do curso Técnico em Agropecuária totalizando duzentos educandos, destes, cento e vinte fazem parte do curso Técnico em Agroecologia, que estão desenvolvendo as atividades na fazenda Lagoa Funda. A parceria da Escola José Ribeiro de Araújo com a Fazenda Lagoa Funda é uma simbiose perfeita onde os alunos aprendem sobre Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável e em retribuição desenvolvem trabalhos e ajudam nas atividades da propriedade nas visitas e também nos estágio obrigatórios que eles têm de cumprir para completar a carga horária do curso.

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