domingo, 12 de junho de 2011

Atividades visando a sustentabilidade ambiental no colégio.





Nas últimas semanas os futuros técnicos em agroeoclogia e agropecuária estão realizando transformações no colégio estadual José Ribeiro visando a gestão ambiental na escola.Numa área experimentos da educação profissional estão desenvolvendo hortas orgânicas, horta subterrânea,sementeiras,produção de mudas, plantio em pneus e compostagem.
As atividades servem como aprendizado prático das disciplinas, como experimentos e como ações que ajudam na sustentabilidade ambiental, já que as hortas orgânicas servem para mostra um modo de produção sem uso de produtos químicos e estão ligados a um meio ambiente e alimentação saudável, a horta subterrânea além dos aspectos citados também trabalha com ao aproveitamento racional da água no semi-árido,sendo uma tecnologia social muito importante para a região, a técnica do plantio em pneus consiste em reutilizar pneus que seriam depositados de forma errônea no ambiente (sendo foco de vetores de doenças como a dengue ou seriam queimados poluindo a atmosfera) para o plantio, após “enchimento”, com terra e esterco , de plantas como a batata. A compostagem utiliza além de palhadas, jornais com fezes dos pintos do aviário e restos de orgânicos da cozinha da escola. A produção de mudas nativas e outras, mesmo sendo inicial, servirão para plantio no município.
Outras idéias que em breve serão colocadas em prática dizem respeito ao reuso da água das pias de lavagem de panos e baldes na irrigação das mudas e o reuso das águas “desperdiçadas” dos bebedouros, que através de uma encanação externa serão direcionadas, por gravidade, a molhar uma horta. E os estudantes estão juntando garrafas pets para construção de hortas suspensas.
Além das supracitadas ações os dois estudantes da educação profissional que participaram de uma capacitação em agenda 21 escola, realizada pela SEC, estão, juntamente com o grêmio estudantil, discutindo a criação da COM-VIDA- Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, inclusive no encontro estadual de COM-VIDAS realizado pela SEC no mês passado, tivemos representantes do colégio e as ações desenvolvidas em 2010 forma publicadas no caderno de resumos do encontro.
A articulação da educação profissional do colégio solicitou e possui material relacionado a A3P-Agenda Ambiental na Administração Pública, um programa do Ministério do Meio Ambiente para implantação no colégio.
Soma-se, ainda, o fato de que o colégio tem um projeto sobre a Caatinga no município aprovado pela FAPESB que iniciará em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário