terça-feira, 15 de novembro de 2011

Projetos de educação ambiental nas comunidades de Canarana e municípios vizinhos

Projetos de educação ambiental nas comunidades de Canarana e municípios vizinhos
Os estudantes da educação profissional do Colégio Estadual José Ribeiro continuam realizando diversas ações de Educação Profissional na comunidade de Canarana e municipios vizinhos. O mais novo projeto tem como objetivo difundir práticas de Educação Ambiental e colocar os futuros técnicos em contato com a comunidade buscando prepará-los para atividades com o público, sendo também mais uma ação de extensão realizada pelo Colégio.
As atividades estão sendo realizadas na disciplina Educação Legislação e Defesa Ambiental com as turmas do 2° ano PROEJA Agroecologia, onde os estudantes aprenderam a elaborar um projeto de intervenção através de Educação Ambiental baseando-se, entre outras referências, na lei nº 12.056 de 07 de janeiro de 2011 que Institui a Política de Educação Ambiental do Estado da Bahia. Cada turma foi subdividida em grupos e cada grupo escolheu um local para a ação e realizaram diagnóstico do meio e participativo para identificar um problema a ser trabalhado com o projeto. Após essa fase ocorre a elaboração do projeto, em sala de aula, nova discussão com a comunidade e colocado em prática.
Os temas dos projetos e os locais das ações são: Aproveitamento do umbu na comunidade de Tiburço, Manejo ecológico do solo e água na comunidade de Volta Grande (Lapão), Gestão de resíduos sólidos na comunidade de Irecezinho (Lapão), Hortas orgânicas educativas nas escolas municipais Guilherme Novaes, Faustiniano Lopes, José Martins e Creche municipal.
Ponto interessante é que as ações beneficiam desde crianças de 3 anos a adultos, pessoas da zona urbana e da zona rural, escolarizados ou não escolarizados, demonstrando que a Educação Ambiental não tem fronteiras. Também cabe lembrar a grande contribuição e participação das comunidades através das pessoas, associações, gestores, professores e estudantes das escolas.
Deste modo, além de aprenderem a elaborar e trabalhar com projetos, uma necessidade do mercado de trabalho atual, os futuros técnicos em agroecologia e agropecuária desenvolvem ações de extensão, colocando os conhecimentos em prática e difundindo educação ambiental.
Além das supracitadas ações os docentes e estudantes constantemente estão sendo convidados a realizarem palestras sobre os temas ligados a agropecuária, agroecologia e meio ambiente. Na Escola José Martins foram duas palestras por estudantes do 4º ano agropecuária e 2º ano agroecologia, na associação comunitária de Mato Verde foi realizada uma palestra por estudantes do 4 º ano agropecuária e 2 º ano agroecologia, além de 4 palestras em escolas e comunidades pelo professor articulador (2 na escola privada Reino da Criança, lançamento campanha da fraternidade em Canarana e em Ibititá).